Oficinas e mini-cursos

CURSOS MINISTRADOS EM 2013

Aplicativos Musicais: reflexões sobre o uso do computador nas aulas de música para crianças.

Módulo ministrado no curso de Formação de professores do município de Alhandra.

Materiais do curso:  Aula 1: 20 de novembro de 2013

Aula 2: 04 de dezembro de 2013

Espaço colaborativo: Clique AQUI e deixe sua sugestão e comentário sobre o curso.






OFICINAS REALIZADAS EM 2012 


A partir de uma parceria firmada entre o grupo de estudos TEDUM e a empresa Daccord Music, realizamos um projeto piloto com a plataforma Turma do Som, trata-se de um software que funciona como uma rede social e possui 25 jogos. A proposta das aulas é pensada em quatro blocos temáticos, sendo eles: som (timbre), altura, tempo e estrutura. Os conteúdos são explicados por vídeos animados, com personagens no estilo dos desenhos japoneses, e depois trabalhados nos jogos. O projeto está em funcionamento em cinco instituições, entre elas escolas em Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e agora João Pessoa. O projeto atendeu a 20 alunos do 2° ano C da Escola Municipal Duque de Caxias, e teve a duração de 7 encontros de 2 h/a. Um dos maiores desafios para a realização desse projeto foi em relação a estrutura. Até chegarmos a esta escola passamos por várias outras, na intenção de encontrar um laboratório de informática com internet e fones de ouvido. No entanto, apesar da escola citada ter a presente estrutura, tivemos outros problemas com relação ao sistema línux (sistema operacional adotado pela Rede Municipal de Ensino). Apesar de termos conseguido autorização da Diretoria de Tecnologia Informação e comunicação (DTIC) do município para a instalação do flash player nos computadores do laboratório, pré-requisito para que fosse viabilizada a utilização do portal online, em encontro posterior, o portal não funcionava mais. Apesar das várias tentativas para solucionar esse problema, foi impossibilitada a utilização de um computador por aluno, forçando uma subutilização das potencialidades do software.


Escola Almirante Tamandaré

Essa ação denominada de “Criação musical auxiliada pelo computador” atendeu a 16 alunos do 7° ano B da Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, situada no bairro Castelo Branco, zona Sul da cidade de João Pessoa – PB e teve a duração de 7 encontros de 2h/a que foram realizados entre os dias 02/05 e 13/06 de 2012. Nessa proposta o computador foi utilizado no auxílio aos professores de música para a apreciação de áudios e vídeos, além da manipulação dos áudios trabalhados em sala. Foram utilizados os softwares Audacity e Mixcraft, ambos softwares de gravação e sequenciamento musical que também dispõem de sons próprios para serem integrados ao processo de criação musical, e o software Fruit loops para a criação das batidas de rap.



REALIZADOS EM 2011

FÓRUM
 “Música, tecnologia e educação”


O Grupo Tecnologias digitais e Educação Musical (TEDUM) da UFPB convida a todos para o fórum “Música, tecnologia e educação” com o Prof. Giordano Cabral (UFRPE).

Giordano Cabral é professor do curso de Bacharelado em Sistema de Informação da UFRPE e diretor da Daccord Music Software. A Daccord desenvolve tecnologia e conteúdo para estudo, prática e criação musical, e é distribuidora no Brasil de aplicativos musicais como: Encore, Miscraft, Ear Master, Guitar Pro. Atualmente está desenvolvendo um programa de fortalecimento da educação musical, propondo parcerias com professores e estudantes de música para a produção de ebooks e aplicativos musicais.

Pretendemos com esse fórum, oportunizar um espaço de discussão sobre tendências tecnológicas e suas interfaces com a produção musical e com o ensino e aprendizagem musical em diferentes espaços – escolas de educação básica, escolas específicas de ensino de música, ONGs, cursos de graduação, entre outros.


Data: 24 de novembro de 2011 (quinta-feira)
Horário: 17h-19h
Local: Sala Aruanda
Público-alvo: professores e estudantes dos cursos de música (licenciatura, bacharelado, seqüencial), e comunidade em geral.
Realização: Grupo de estudos Tecnologias Digitais e Educação Musical (TEDUM) e  Departamento de Educação Musical da UFPB.

Informações: tedum.ufpb@gmail.com, jucianemusica@gmail.com

Blog do grupo: http://tedum.blogspot.com


Contamos com a participação dos interessados e com o apoio de todos para a divulgação

OFICINAS e MINI CURSOS REALIZADOS.


Escola Jornalista Raimundo Nonato Batista

A oficina realizada pelo grupo de estudos TEDUM denominada de “Jogos e Aplicativos Musicais no Computador”, atendeu a 20 alunos do 2° ano B da Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista, situada no Conjunto Habitacional Gervásio Maia, periferia sudoeste de João Pessoa-PB, e teve a duração de três encontros de 2h que foram realizados nos dias 23/11; 30/11 e 07/12 de 2011, esta foi uma ação do projeto de extensão - Educação Musical e Tecnologias Digitais, vinculado ao PROBEX/UFPB. As aulas aconteceram exclusivamente no laboratório de informática da escola citada acima, onde foram utilizados alguns aplicativos criados pelo grupo, e aplicativos disponíveis para download na internet. Participaram da execução das aulas dois alunos do curso de licenciatura em música da UFPB, uma professora orientadora e coordenadora do projeto e o monitor de informática da escola.


Escola Almirante Tamandaré

A oficina realizada pelo grupo de estudos TEDUM denominada de Criação Musical Interativa, atendeu a alguns professores e a mais de 80 alunos do 6° ao 9° ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Almirante Tamandaré nos dia 07 e 09 de dezembro de 2011, com duas horas de duração em cada dia. O programa utilizado e explorado foi o software Fruit Loops. O foco da oficina era apresentar e ensinar aos alunos e professores da escola como usar alguns recursos do Fruit Loops para composição musical. Utilizamos quatro notebooks e um datashow. Através de um dos notebooks e do datashow, íamos mostrando aos professores e alunos da escola os caminhos para se chegar aos recursos básicos e assim poder entender como funciona o programa Fruit Loops. Por meio do datashow eles puderam ver a interface do programa e exemplos de composições feitas ali, ao vivo, e composições de artistas que se utilizam do Fruit Loops para as suas produções musicais. A partir dessa oficina, foi fechada uma parceria para 2012 com essa escola, visando ações contínuas relacionando música e tecnologias digitais.


Mini-curso Tecnologias digitais e aulas de música na escola 

O mini-curso fez parte do II SECITEAC e do IV Música em Performance, da UFPB. Tem como objetivo apresentar recursos e aplicativos musicais e sua aplicação em aulas de ou com música nas escolas de educação básica. Não será exigido nenhum conhecimento prévio de música, e o curso é destinado principalmente para professores e alunos que tenham interesse em trabalhar com música na escola, independente da sua área de formação.

Público alvo: professores da educação básica; alunos dos cursos de pedagogia, alunos dos cursos de licenciatura em geral.
Número de vagas:  25
Horário e local: 3ª feira, 18/10 e 4ª feira, 19/10 das 10h às 12h Sala 105 (CCTA-UFPB)
Carga horária: 4 horas 




Oficina de Tecnologias Aplicadas à Música na Escola Básica

O grupo TEDUM ministrou a oficina "Oficina de Tecnologias Aplicadas à Música na Escola Básica" no Evento 4º Dia Percussivo, no dia 30 de setembro, das 14h às 16h.

Veja aqui maiores informações sobre esta oficina e sobre a programação geral do evento.


Mini-curso de tecnologia aplicada a teoria e percepção musical

Este curso foi desenvolvido em parceria com o projeto de extensão "Musicalização através do ensino coletivo de teclado" MECT, coordenado pela professora Josélia Ramalho, da UFPB.
Neste curso os alunos trabalharam com teoria e percepção musical por meio de softwares livres como o Solfege, jogos musicais disponíveis na internet e o software Fruit loops. Além disso, foram criados especialmente para as duas turmas de alunos, aplicativos em Flash que simulam as teclas do piano e a partitura, estimulandoa aprendizagem das notas nas claves de sol e de fá, de maneira interativa com o computador.




Essa página terá como finalidade mostrar os trabalhos do grupo TEDUM que foram ou que estão sendo realizados nas escolas públicas de João Pessoa.


  • Escola de estadual de ensino fundamental Almirante Tamandaré - Trabalho realizado entre maio e junho de 2012.